COBERTURA

Prefeitura utilizará plataformas digitais para conectar população durante o Círio de Nazaré

A exatamente 12 dias da procissão do Círio de Nazaré, no dia 13 de outubro, a Prefeitura Municipal de Belém adota as últimas medidas para garantir o melhor atendimento aos devotos de Nossa Senhora, aos visitantes, turistas e à população em geral, e isso envolve a conectividade da gestão municipal por meio das plataformas digitais.

A Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura (Comus) planejou ações integradas, mas com destaque às atividades do Núcleo Digital (ND), que envolvem o trabalho de uma equipe de profissionais, dentre os quais, jornalistas, publicitários, designers e fotógrafos. Há sete anos cumprindo a rotina digital, o Núcleo mantém gente de comunicação baseada na redação da Comus, localizada no edifício Quadra Corporate, na avenida Visconde de Souza Franco.

De acordo com Manoel Leite, coordenador do ND, toda a dinâmica das frentes de serviços oferecidos pela gestão municipal durante a quadra nazarena, como o trabalho da Defesa Civil Municipal e da Guarda Municipal de Belém (GMB), contarão com a atenção de repórteres e demais integrantes do Núcleo.

“Teremos repórteres, tanto de nossa equipe como das demais agências, durante toda a Festa de Nazaré. Já estaremos desde sexta-feira, 11, às 7 horas, desde o início das romarias, quando a imagem peregrina sair para Ananindeua, na procissão do Traslado, até o domingo da maior procissão, dia 13. Vamos acompanhar, com transmissão ao vivo, pelo Facebook e Instagram, nas plataformas oficiais da Prefeitura. Vamos contar tudo por meio das histórias e sempre com o ‘carrossel de fotos’ em tempo real”, revela Leite.

O trabalho do Núcleo Digital da Comus está previsto para ocorrer durante os trajetos das peregrinações rodoviárias em Belém e Ananindeua, mas também na Trasladação e Romaria Fluvial com a chegada da imagem da santa na praça Pedro Teixeira. “Vamos cobrir no limite entre Belém e Ananindeua, e também a chegada da Santa na ‘escadinha do Cais do Porto’, onde o prefeito Zenaldo Coutinho recebe a imagem, e passa em revista as tropas das Forças Armadas e da Guarda Municipal”, esclareceu o coordenador.

Chaves - Os profissionais com atuação nas ruas, e registros feitos, sobretudo de vídeos rápidos, terão a retaguarda do trabalho remoto de profissionais, assim como a edição de vídeos e demais ajustes técnicos necessários. Essa engrenagem de comunicação vai garantir, ainda, o momento simbólico que é a oficialização da entrega das chaves da cidade, momento em que o chefe do executivo recebe a imagem peregrina ao final do Círio Fluvial.

Stories - Em vários pontos do trajeto das romarias, as equipes de repórteres estarão contando histórias de romeiros, devotos e todos aqueles que participam e organizam direta ou indiretamente a Festa de Nazaré. A Prefeitura de Belém garantirá também, por meio das plataformas oficiais, as informações relacionadas a serviços públicos como o de saúde e de fechamento de ruas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB).

“Nossos repórteres utilizarão vídeos cards, oferecendo as informações relacionadas ao trânsito, mudanças e alterações do trânsito e nas linhas dos ônibus e dicas de segurança para quem vai acompanhar as romarias sob o ‘prisma’ do jornalismo de serviço nas redes sociais. Não serão informações exclusivas para o site Agência Belém, mas para todas as plataformas com foco nas romarias, de sexta-feira a domingo”, complementou o coordenador do Núcleo Digital.

Coment√°rios