FÉ EM ROMARIAS

Diretoria da Festa de Nazaré divulga os roteiros das procissões para o Círio 2019

Durante o período da quadra nazarena as procissões em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré tomam conta da cidade de Belém. São anos de tradição das 12 romarias que fazem parte da grande celebração do Círio. 

Por isso, na noite de quarta-feira, 2, Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) divulgou os roteiros dos percursos das procissões. Segundo a Diretoria de Procissões, mais de 25 mil servidores que fazem parte de órgãos municipais, estaduais, federais, Forças Armadas e Guardas da Santa estão integrados para garantir a segurança e organização dos trajetos. 

Os trabalhos desenvolvidos durante as romarias são de fechamento de via, primeiros- socorros, segurança dos devotos e da berlinda, organização do trânsito, das linhas de ônibus, entre outros que auxiliam na organização e segurança de toda a cidade.

Segurança - O inspetor da Guarda Municipal de Belém (GMB), Antônio Carlos Tavares, disse que para a essa entidade, o Círio começou em agosto, com o planejamento de ações. "A Guarda atuará em todas as procissões, com aproximadamente 1000 servidores utilizando viaturas, moto patrulhamento, policiamento a pé. Tudo isso para garantir a segurança dos romeiros, dos turistas e a manutenção do nosso patrimônio público", destalhou o inspetor.

As ações da GMB terão início na sexta-feira, 11, no traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré para Ananindeua. Nas principais procissões, Trasladação e Círio, um efetivo de 260 homens fará a segurança, sendo 180 na Trasladação e 80 no Círio. Almir Ferreira, inspetor geral da GMB destaca a união das forças e dos órgãos da Prefeitura de Belém para que a atuação seja positiva.  “A integração faz toda a diferença, visto que, milhares de pessoas estarão sob nossos cuidados. Tudo foi planejado para que tenhamos êxito na missão”, destacou.

O inspetor geral recomenda aos romeiros medidas preventivas para a própria segurança. “Pedimos que a população evite usar celular, objetos que chamem a atenção e também em situação de risco não reaja e procure um agente da lei ou ligue 153, nosso disque denúncia”, destaca.     

Trânsito -  A Superintendência de Mobilidade Urbana (SeMOB) irá iniciar o fechamento das avenidas Presidente Vargas e Nazaré, que se inicia na manhã de sábado, 12, para a Motorromaria, e as vias assim permanecem até o final da Trasladação. Para evacuar a pista e dar segurança aos romeiros, a SeMOB lembra aos motoristas que não estacionem no trajeto da procissão.

Quem permanecer no local terá o veículo removido para a área de estacionamento localizado atrás da sede da Prefeitura de Belém, no Palácio Antônio Lemos, e poderão ser resgatados por seus proprietários sem ônus algum.

O trafego será liberado na avenida Generalíssimo Deodoro, no cruzamento com a avenida Nazaré; na travessa Quintino Bocaiúva, para cruzar para as avenidas Braz de Aguiar e Nazaré; e na travessa Padre Eutíquio com a rua Gama Abreu.

A liberação não dará acesso ao percurso do Círio, apenas às transversais, para dar mobilidade ao tráfego, e os cruzamentos voltarão a ser fechados a partir da meia-noite de domingo, 13, nos preparativos para a grande procissão do domingo.

O diretor de procissão do Círio, Antônio Silva, disse que as equipes estão alinhadas para um Círio tranquilo. "Estamos trabalhando para garantir que as romarias não atrasem, que ninguém se machuque e tudo ocorra bem", disse o diretor.

Procissões: 

1 - Traslado para Ananindeua (maior procissão em quilômetros) 

Data: sexta-feira, 11

Saída: Basílica Santuário, às 8h.

Chegada: Igreja Matriz de Ananindeua.

Percurso: 47 km, pelas cidades de Marituba, Ananindeua e Região Metropolitana de Belém.

Duração média: 10h

 

2 - Romaria Rodoviária

Data: Sábado, 12

Saída: Igreja Matriz de Ananindeua, às 5h30.

Chegada: Trapiche de Icoaraci 

Percurso: 24 km 

Duração média: 3h

 

3 - Romaria Fluvial 

Data: Sábado, 12.

Saída: Distrito de Icoaraci (trapiche de Icoaraci).

Chegada: escadinha do cais do porto.

Percurso: 10 milhas marítimas (aproximadamente 18.500 quilômetros).

Duração média: 2h.

 

4 - Moto Romaria

Data: sábado, 12.

Saída: escadinha do cais do porto.

Chegada: colégio Gentil Bittencourt.

Percurso: 2,5 km.

Duração média: 1h.

 

5 - Trasladação

Data: sábado, 12.

Saída: colégio Gentil Bittencourt, às 17h30

Chegada: Igreja da Sé.

Percurso: 3,7 km.

Duração média: 5h.

 

6 - Círio de Nazaré (principal procissão)

Data: domingo, 13.

Saída: Igreja da Sé, às 7h.

Chegada: Basílica Santuário.

Percurso: 3,6 km.

Duração média: 6h.

 

7 - Ciclo Romaria

Data: sábado, 19.

Saída: Praça Santuário, às 8h.

Chegada: Praça Santuário.

Percurso: 14 km.

Duração média: 2h. 

 

8 - Romaria da Juventude

Data: sábado, 19.

Saída: Igreja Matriz de Santo Antônio de Lisboa (Centrão), às 16h

Chegada: Praça Santuário.

Percurso: 3,5 km

Duração média: 3h. 

 

9- Romaria das Crianças

Data: domingo, 20.

Saída: Praça Santuário, às 8h

Chegada: Praça Santuário.

Percurso: 2,8 km

Duração média: 2h. 

 

10 - Romaria dos Corredores

Data: sábado, dia 26.

Saída: Praça Santuário, às 5h30

Chegada: igreja da Sé.

Percurso: 7 km

Duração média: 2h 

 

11 - Procissão da Festa

Data: domingo, 27.

Saída: Comunidade São Brás, às 8h.

Chegada: Catedral da Sé.

Percurso: 1,9 km.

Duração média: 2h 

 

12 - Recírio 

Data: segunda-feira, 28.

Saída: Praça Santuário, às 7h.

Chegada: Praça Santuário.

Percurso: 700 metros.

Duração média: 1h.

Coment√°rios