ACOLHIDA

Comando educativo da SeMOB recepciona romeiros que chegam a Belém

Às vésperas de mais um Círio de Nossa Senhora de Nazaré, cada vez mais devotos chegam de todos os lugares a Belém do Pará. Muitos são oriundos do interior do Estado, que chegam em grande número pela avenida Almirante Barroso. Para recebê-los, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) deslocou seu comando educativo para orientar aos romeiros na chegada deles à capital paraense.

"Esta será uma ação contínua para orientar em diversos aspectos os romeiros que chegam. Especificamente, hoje, a nossa principal preocupação era em relação ao tráfego pela canaleta do BRT, que está em pleno funcionamento. Nosso objetivo é que todos que cheguem se sintam acolhidos e possam andar em segurança durante a estadia na cidade", explicou a coordenadora do Comando Educativo da SeMOB, Tatiane Pinheiro.

Orientação - Durante toda manhã desta quinta-feira, 10, diversos romeiros chegavam a todo instante em Belém e recebiam as orientações dos integrantes do comando educativo da Superintendência. "É muito importante essa iniciativa. Nós, que viemos do interior, percebemos que a movimentação é muito maior e às vezes podemos não estar totalmente atentos. Principalmente na questão do BRT, onde muitos preferem tentar cortar caminho, que prezar pela sua segurança", opinou o vigilante Leandro Júnior, morador de Marituba.

Para aguentar todos os quilômetros percorridos para chegar até ao destino, a segurança é primordial. Mas o sentimento que move cada devoto, nesse período do ano, não poderia faltar: a fé. "É a fé que nos move, a fé na nossa mãezinha. Tudo começou há 24 anos quando fiz uma promessa para Nossa Senhora de Nazaré e conseguir minha casa própria e ela me concedeu essa graça", disse a aposentada Francinete Oliveira.

Programação - O comando educativo da SeMOB seguirá com a programação nesta sexta-feira, 11, também na avenida Almirante Barroso, na entrada da cidade, no sentido Entroncamento. A partir das 7 horas, o comando educativo estará nos seguintes locais durante os festejos: no sábado, 12, no trapiche de Icoaraci, além da avenida Presidente Vargas e boulevard Castilhos França. Já no domingo, 13, a operação será na avenida Visconde de Souza Franco.

Mais segurança - A SeMOB informa também que a pista expressa do BRT estará desativada nesta sexta-feira, 11. A medida preventiva é para garantir a segurança dos romeiros que se dirigem andando até Belém para o Círio de Nazaré.

Como muitos devotos utilizam o piso rígido do sistema para pagar promessas ou até mesmo para se locomover, os ônibus BRT não circularão nestes dias e, com isso, todas as estações estarão fechadas, exceto o terminal São Brás, que funciona como final de linha para ônibus de Icoaraci e Outeiro. Os ônibus expressos serão deslocados, tanto na avenida Almirante Barroso, como na Augusto Montenegro, para a pista comum, de tráfego misto, mas não farão embarque e desembarque de passageiros no trajeto.

No feriado do dia 12, o BRT também não funcionará, do mesmo modo que no domingo, dia 13.

Coment√°rios