RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Prefeitura Municipal de Belém recebe embaixadora de Barbados

No final da manhã desta sexta-feira, 11, o prefeito Zenaldo Coutinho recebeu na sede da Prefeitura Municipal de Belém, em Nazaré, Tonika Sealy Thompson, atual embaixadora de Barbados no Brasil, país localizado na região do Caribe, na América Central. Apesar de cortesia, o encontro entre as autoridades faz parte da estratégia de Barbados, país com cerca de 300 mil habitantes, de se aproximar dos descendentes barbadianos que migraram para o continente latino-americano no início do século XX.

Muito atento, o prefeito Zenaldo Coutinho deu as boas-vindas à autoridade caribenha e a convidou para assistir às procissões da Trasladação e do Círio de Nazaré. O chefe do poder executivo estava acompanhado de equipe de governo formada por Fábio Atanásio, presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel); Danilo Soares, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) e Vitor Cunha, presidente da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur).

"Estamos recebendo a embaixadora e nos colocando à disposição para colaborar com esse importante trabalho de resgate da cultura e da raiz histórica daquele país. Coloquei nossa equipe para dialogar com a embaixadora, com o objetivo de construirmos ações, que favoreçam esse trabalho de reaproximação daqueles que migraram para nossa cidade de Belém e para todo o Estado", detalhou o prefeito Zenaldo Coutinho.

Barbadianos - De acordo com a Tonika Thompson, que estava acompanhada de Resa Andrea Layne, conselheira da Embaixada de Barbados,  40 mil barbadianos deixaram o país para trabalhar na construção do canal do Panamá, inaugurado em 1914. Nos planos do Governo de Barbados, para o resgate e reencontro com as raízes culturais e com os imigrantes, que se estabeleceram no estado do Pará, estão possíveis eventos ou programações constituídas de manifestações locais e do país caribenho. A intenção é reunir famílias e descendentes por meio da música, gastronomia e demais manifestações culturais.

“Antes de tudo, preciso dizer que Belém tem me recebido com muito carinho, muito amor. Sou agradecida ao prefeito. Estou aqui para agradecer à comunidade de Barbados, que está diminuindo aqui, mas que ainda é forte. E estamos construindo diferentes maneiras de resgatar essa história e de celebrar a nossa cultura também”, revelou a emissária do Governo de Barbados.

“Queremos criar conexões para aproximar Barbados e Belém. Estou interessada em fazer isso por meio da cultura. Em três semanas, pretendemos trazer dois músicos e um master-chef. Gostaria ainda de exibir um filme sobre a migração dos barbadianos para América Latina. E com o Brasil é um prazer enorme”, adicionou Tokina.

Visitas - Tonika Thompson visitou a sede da Fumbel e o Cinema Olympia, espaços que podem fazer parte de uma futura programação cultural em 2020. Ao final do encontro, o prefeito homenageou a embaixadora com um diploma e a medalha do Mérito 'Francisco Caldeira Castelo Branco', além de oferecer como presentes produtos artesanais e um livro sobre o Círio de Nazaré.

Comentários