PROCISSÕES

Período de emissão do Trânsito Livre para o Círio começa na próxima segunda-feira, 23

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) dá início na próxima segunda-feira, 23, ao período de cadastro para emissão do Trânsito Livre aos voluntários que distribuem água aos romeiros durante a Trasladação ou procissão do Círio de Nazaré.

Este ano, os voluntários que realizam a ação utilizando veículo de apoio deverão solicitar junto à SeMOB o documento para acessar a área que estará interditada para a circulação de veículos. A emissão do documento ocorrerá no Centro Social de Nazaré, das 8h às 16h, sempre de segunda à sexta-feira, e ocorrerá até o dia 11 de outubro.

Organização - De acordo com o diretor de trânsito da SeMOB, Marcos Chagas, a medida visa garantir a organização dos voluntários que costumam estacionar os veículos às proximidades do trajeto das procissões.

“Esse cadastro será necessário para os que já têm por tradição distribuir água aos romeiros garantam seu lugar de preferência, sem correr o risco de se deparar com outra pessoa ocupando o espaço escolhido, ou seja, se uma pessoa entrar com uma solicitação dizendo que quer ocupar uma vaga no cruzamento da avenida Nazaré com a travessa Quintino Bocaiúva, uma outra pessoa já não poderá ficar naquele mesmo espaço. Ela terá que escolher outro ponto para estacionar. Então é importante que a pessoa se adiante”, informou Chagas.

“Além disso, queremos também liberar os cruzamentos para os pedestres, garantindo um espaço maior para quem quiser acompanhar as procissões, sem ter a visibilidade afetada por veículos”, completou o diretor.

Chagas informa, ainda, que a partir desse cadastro será criado um banco de dados com as informações disponibilizadas pelos voluntários para a emissão do Trânsito Livre, facilitando o trabalho nos próximos anos, uma vez que as pessoas só precisarão confirmar o endereço e emitir o documento novamente.

Cadastro - O período de cadastro também valerá para quem é morador e deseja fazer a emissão do documento para adentar o perímetro interditado e chegar à sua residência.

“A única ressalva que temos para dar é que no documento de Trânsito Livre deste ano haverá a rota de acesso que o morador deverá adotar para chegar ao seu destino. Ele não poderá circular por outras vias ao longo do perímetro interditado, valendo-se do documento”, destacou Marcos Chagas.

Documentos - Para quem planeja distribuir água no percurso do Círio, a emissão do Trânsito Livre ocorrerá mediante apresentação do RG, CPF e documento do veículo. No caso dos moradores do perímetro interditado é necessário também apresentar um comprovante de residência recente.

Hotéis - Outra medida adotada este ano é que foi fechado um acordo com a rede de hotéis localizada ao longo do percurso do Círio, que deverão disponibilizar vallets para auxiliar o acesso dos hóspedes às áreas que estarão interditadas.

“Os hotéis terão funcionários a postos nos cruzamentos de acesso e que ficarão responsáveis em fazer a triagem dos hóspedes e encaminhá-los aos estabelecimentos. Caso o hóspede esteja utilizando um veículo alugado, ele será encaminhado imediatamente ao estacionamento do hotel. Se estiver chegando de táxi, ele fará o desembarque e o motorista deverá retornar pelo mesmo caminho”, frisou Chagas.

Serviço:

A emissão de Trânsito Livre para trasladação e procissão do Círio de Nazaré será no período de 23 de setembro a 11 de outubro de 2019, com atendimento, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, no Centro Social de Nazaré, próximo à Basílica Santuário.

Comentários