Perigo na pista

Carro pega fogo na Augusto Montenegro em Belém; Veja o vídeo

Nenhum carro pega fogo sozinho! A não realização de manutenção preventiva contribui pra isso. Veja o porquê!

O problema mais comum que pode levar a um incêndio é pane no sistema elétrico. Mais especificamente, falhas que envolvam curtos-circuitos ou contato de elementos inflamáveis (materiais ou fluidos) com eletricidade.

Quando isso acontece, é necessário tomar medidas que garantam a segurança do condutor e dos passageiros.

Carros pegando fogo “a toa” é coisa de filme. Para de fato, acontecer isso, é necessário que o veículo passe muito tempo com a manutenção completamente negligenciada. Isso porque, aos poucos, diversos fatores, em conjunto, podem causar esse tipo de acidente. Por isso, com a manutenção preventiva e regular é muito difícil que isto ocorra.

O que verificar?

As mangueiras do sistema de alimentação, por exemplo, podem ressecar com o tempo e se tornarem quebradiças. Com isso, o combustível vaza e pode causar um incêndio. Esse tipo de problema é bem comum em carros mais antigos, por isso, é importante ficar atento a este componente em veículos com mais de 15 anos.

Panes elétricas também são responsáveis por causar acidentes com fogo. Por isso, é fundamental verificar os chicotes elétricos que saem do alternador, a caixa de relés, a caixa de fusível e a bateria.

É muito importante não deixar os fios descascados e com conexões aparentes. Até mesmo instalações elétricas que não tenham relação com o sistema de combustível, como aparelhagem de som, podem causar problemas caso sejam mal feitas. Tirando isso, procure por sinais de derretimento no alternador e se possível, teste a potência da peça para evitar a sobrecarga.

Em relação ao tanque do carro, é necessário verificar a tubulação e procurar por sinais de ressecamento, alteração da cor e rachaduras. Informe seu cliente que a gasolina adulterada é a grande vilã da tubulação e de todos os componentes que trabalham diretamente com o combustível. Isso porque, ela leva compostos químicos que dissolvem plástico e borracha.

Devido a essa grande importância, investigue qualquer cheiro de combustível. Analise também, as conexões com o filtro de gasolina, o reservatório da partida frio e a tampa do conjunto da bomba de combustível.

Por fim, aconselhe seu cliente a não fazer nenhuma adaptação no sistema de alimentação. Kits de vapor de combustível que prometem economizar gasolina, não são recomendados. Normalmente, esses componentes são caseiros e não contam com nenhum tipo de pesquisa que prove o seu funcionamento.

Em caso de incêndio, o que fazer?

Se caso o seu carro estiver pegando fogo, estacione o veículo o mais rápido possível e dê preferência a locais longe de outros carros. Desligue o motor para evitar panes elétricas que podem contribuir para o aumento do fogo.

Em seguida, procure pelo extintor, libere o capô (caso o fogo venha do motor) e saia do automóvel. Cuidado! Abra apenas uma fresta do capô, já que o fogo em contato com o oxigênio pode aumentar.

Procure o foco do incêndio e direcione o jato do extintor diretamente nele. Depois que o fogo já estiver apagado, abra completamente o capô e resfrie o motor. Por último, desligue os polos da bateria e chame os bombeiros.

Fonte: DPK

Comentários